Nr 1 e nr 4
NORMA REGULAMENTADORA – 1
Empregador: empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Equiparam-se ao empregador os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados.
Empregado: pessoa física que presta serviços de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
OBS:
Em alguns casos, o empregado pode assumir o papel de empregador.
EX: Empresas de auditoria, terceirizadas, etc.
NORMA REGULAMENTADORA – 4
EPI’S
Os Equipamentos de Proteção Individual são equipamentos utilizados individualmente, a fim de promover a segurança do trabalhador, evitando acidentes ou uma possível doença adquirida devido ao tipo de trabalho realizado.
São exemplos de EPI’S:
[pic] [pic] [pic]
Farda Capacetes Protetor Auricular Interno
[pic][pic][pic]
Luvas Abafador de Ruído Botas
EPC’S
Os Equipamentos de Proteção Coletiva são equipamentos utilizados a fim de modificar um ambiente ,promovendo a segurança de um grupo de trabalhadores que esteja realizando serviço em uma determinada área.
São exemplos de EPC’S:
[pic]
Cones, Faixas de isolamento, Fita zebrada, Extintores de incêndio, Chuveiro com lava olhos, Corrimão, Cavaletes, Placas de sinalização, etc.
INCIDENTES
Um incidente é todo e qualquer acontecimento não desejado ou não programado que venha a deteriorar (danificar) ou diminuir a eficiência da operação de serviços dentro da empresa. Normalmente, os incidentes também são conhecidos como “QUASE ACIDENTE” nos ambientes de