NPP em UTI neonatal
PRCI n° 100.985 e Tickets n° 280.602, 286.610, 288.002, 296.510
Assunto: Orientação, preparo e instalação de
Nutrição Parenteral Prolongada (NPP).
1. Do fato
Enfermeira de Serviço Especializado, explicita orientação ao paciente, família e cuidador familiar não remunerado, sobre cuidados e instalação de Nutrição Parenteral
Prolongada (NPP) no domicílio e solicita parecer sobre essa intervenção.
Profissionais de Enfermagem questionam de quem é a competência para instalar a NPP nos diversos cenários como UTI, UTI Neonatal e domicílio.
2. Da fundamentação e análise
Para fundamentação mais adequada consideramos necessária a abordagem dos seguintes aspectos: 1) A Terapia Nutricional Parenteral e a NPP, 2) O atendimento domiciliar e o cenário da terapia intensiva da NPP.
1) A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é:
[...] um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da nutrição parenteral, sendo uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas [...]
(BRASIL, 1998, p.3).
Atualmente a TNP é classificada em dois tipos de sistemas: o sistema individualizado (quando prescrita formulação específica para cada paciente) e formulações padrão (padronizadas para cada grupo de patologias ou pacientes)
(BRASIL, 1998).
Torna-se importante relatar que o suporte nutricional via parenteral é indicado sempre que o paciente estiver impossibilitado de usar a via enteral por um tempo predefinido e ou apresente problemas que interfiram na absorção via enteral de nutrientes (MARCHINI et al., 1998).
Conforme a avaliação clínica e considerando os