Noções sobre os Quatro Princípios de Acessibilidade
Na aula do dia 17/04/2014, estudamos os quatros princípios de acessibilidade.
As diretrizes e os critérios de sucesso estão organizados em torno de quatro princípios, que apresentam a informação básica para um utilizador aceder e utilizar os conteúdos da web. Um utilizador que pretenda utilizar a web tem de dispor de conteúdo que seja:
Perceptível - A informação e os componentes da interface de utilizador têm de ser apresentados aos utilizadores de formas perceptíveis.
Isto significa que os utilizadores têm de ser capazes de compreender a informação apresentada (tem de estar visível a todos os seus sentidos).
Operável - Os componentes da interface de utilizador e a navegação têm de ser operáveis.
Isto significa que os utilizadores têm de ser capazes de funcionar com a interface (a interface não pode requerer uma interação que um utilizador não possa executar).
Compreensível - A informação e a operação da interface de utilizador têm de ser compreensíveis.
Isto significa que os utilizadores têm de ser capazes de compreender a informação e o modo de funcionamento da interface de utilizador (os conteúdos ou o funcionamento não podem ir para além da sua compreensão).
Robusto - O conteúdo tem de ser suficientemente robusto para ser interpretado, com precisão, por uma grande variedade de agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.
Isto significa que os utilizadores têm de ser capazes de aceder aos conteúdos à medida que as tecnologias avançam (à medida que as tecnologias e os agentes de utilizador evoluem, os conteúdos devem permanecer acessíveis).
Se algum destes princípios não for verdadeiro, os utilizadores com incapacidades não serão capazes de utilizar a Web.
A seguir a cada princípio, são apresentadas diretrizes e Critérios de Sucesso para ajudar as pessoas com incapacidades a abordar os princípios. Existem muitas diretrizes de utilização geral que tornam os conteúdos mais utilizáveis por