noções preliminares de economia
Este trabalho tem por objetivo discorrer acerca de algumas noções preliminares sobre economia, com seu conceito, seus problemas fundamentais decorrentes da escassez de recursos e a classificação dos Sistemas Econômicos existentes. Trata ainda da evolução da teoria econômica no espaço temporal dando destaque especial aos períodos denominados Mercantilismo e Fisiocracia e, por fim, das Teorias Neoclássica e Keynesiana do pensamento econômico.
Economia é uma ciência social que trata das relações de consumo da sociedade. Esta ciência é baseada nas noções de emprego dos recursos produtivos na produção de bens e serviços que deveriam, teoricamente, suprir as necessidades de uma sociedade de consumo. Teoricamente, pois na realidade, esta sociedade tem um nível de necessidade de consumo naturalmente ilimitada, enquanto que os recursos em questão são escassos.
Recursos produtivos, ou também chamados fatores de produção são todos aqueles recursos envolvidos na produção de um determinado produto. Podem ser eles: mão-de-obra, equipamentos, capital, matérias-primas, tecnologias, etc. Ora, estes recursos se pensados de uma forma global, são esgotáveis perante a capacidade ilimitada de consumo das sociedades. Logo, a sua escassez torna-se entrave para a produtividade plena. Desta forma, sendo as necessidades humanas ilimitadas e os recursos produtivos escassos, têm-se gerados o que chamamos de “Problemas Econômicos Fundamentais”:
1º) O que e quanto produzir: Perante a escassez, precisa ser definido o que e quanto produzir, levando-se em conta que esta escolha determinará que um outro produto não será produzido neste mesmo espaço de tempo se utilizando dos mesmos recurso aplicados.
2º) Como produzir: Esta escolha vai determinar o nível de produtividade de um determinado produto, visto que quanto melhor ou mais eficiente for a escolha entre os métodos e recurso disponíveis, melhor será o nível de produtividade deste bem ou serviço.
3º)