Noções gerais de microscopia
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E GENETICA
TURMA: 17T
ALUNO: JOELSON
Noções gerais de microscopia
TERESINA/PI
Sumário
1 INTRODUÇÃO
O Microscópio Óptico Composto é um instrumento utilizado para a observação de objetos ou seres muito pequenos, através de uma série de lentes que proporcionam a melhor visualização das microestruturas, revelando detalhes das ampliações. Ele é formado por um sistema mecânico, que serve de suporte, e um sistema óptico, que permite o aumento das imagens.
Diante disso, os objetivos desta aula foram:
* Aprender a manusear adequadamente o microscópio;
* nomear as várias partes que constituem o microscópio;
* observar uma lâmina pronta de uma célula animal eucariótica;
* praticar a focalização do microscópio óptico.
2 DISCUSSÃO
a) Parte Óptica:
1 Oculares: Servem para captação da imagem ampliada pela objetiva, aumentando-a através de duas lentes e permitindo sua observação pelo olho humano. Os aumentos mais utilizados são de 6x, 8x, 10x e 15x.
2 Objetivas: São um sistema óptico, que geralmente é formado por quatro, seis ou mais lentes superpostas, fornecendo a imagem real, ampliada e invertida, além de corrigir os defeitos monocromáticos. Os aumentos mais comuns das objetivas são de 4x, 10x, 40x e 100x.
3 Diafragma: É utilizado para regular a intensidade luminosa no campo visual do microscópio. Fechando-o, os raios laterais são eliminados a fim de melhorar o trabalho com objetivas de pequeno aumento, e abre-se de acordo com a medida que se trabalha com objetivas de maior aumento.
4 Fonte de luz: É destinada a iluminação do preparo, possibilitando sua visualização.
Condensador: Tem a finalidade de regular a distribuição da luz q atravessa o diafragma, deixando a iluminação uniforme.
b) Parte Mecânica:
5 Revólver: É o mecanismo que serve de