Noções de qualidade
Este não é um trabalho acadêmico, mas sim um resumo de noções que, a princípio, de tão básicas são esquecidas.
Boa parte deste trabalho é baseado nos livros do Prof° FALCONI e na experiência daquele que vos escreve.
O objetivo precípuo dele é dar condições aos membros da organização de realizar trabalhos com base em uma metodologia consistente, tornando mais proativo e eficiente o encontro das pessoas que a compõem e facilitando o encaminhar dos problemas e suas soluções nos níveis mais altos da organização.
Abaixo iniciamos com conceitos que devem estar bem compreendidos para que o entendimento seja homogêneo, tornando menos turbulento o processo de estudo e prática destas ferramentas.
1 – SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE
“A produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Este fato é bem conhecido por uma seleta minoria” – W.E.DEMING
Aqui se objetiva despertar a consciência a respeito de alguns conceitos que serão base para o bom desempenho de qualquer organização.
A sobrevivência em qualquer mercado hoje em dia (e, atualmente, até mesmo o de profissionais como nós), é algo que não pode ser encarado de forma desleixada.
Temos que estar preparados para desafios cada vez maiores, e não serão poucas as empresas que ficarão pelo caminho (bem como muitos profissionais...).
A sobrevivência das empresas se baseia em alguns conceitos, quais sejam:
• CONCEITO DE QUALIDADE – parece óbvio, mas não é. Se atinarmos para o fato de que o grande objetivo das organizações humanas é atender as necessidades do ser humano em sua luta pela sobrevivência na terra, veremos quão abrangente pode ser este conceito.
Com isto em mente, podemos tentar definir este conceito como sendo aplicável a produtos / serviços que atendem às necessidades dos clientes:
- perfeitamente => PROJETO PERFEITO
- de forma confiável => SEM DEFEITOS
- de forma acessível =>