Noções de Estado - Introdução ao estudo do Direito
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CURSO: DIREITO, 1º PERÍODO
PROFESSOR(a): Ms. EDINÁRIA MARINHO DA COSTA
JOSÉ CRISTIELIO DE AQUINO
TEREZINHA GOMES DE CARVALHO NETA
TRABALHO DISCENTE EFETIVO - TDE
PAU DOS FERROS/RN
2015
JOSÉ CRISTIELIO DE AQUINO
TEREZINHA GOMES DE CARVALHO NETA
FICHAMENTO DE CITAÇÃO E RESUMO INFORMATIVO
Trabalho Avaliativo da Disciplina Metodologia do Trabalho Científico, no curso de Direito, na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar.
Profª: Ms. Edinária Marinho da Costa
PAU DOS FERROS/RN 2015
AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado, 44ª ed. São Paulo: Globo, 2005.
“(...) o homem, desde que nasce e durante toda a existência, faz parte, simultânea ou sucessivamente, de diversas instituições ou sociedades, formadas por indivíduos ligados pelo parentesco, por interesses materiais ou por objetivos espirituais” (p. 01).
“A primeira em importância, (...) é a família, que o alimenta, protege e educa. As sociedades de natureza religiosa, ou Igrejas, a escola, (...) o conjunto desses grupos sociais forma a Sociedade propriamente dita” (p. 01).
“Além dessas, há uma sociedade, mais vasta do que a família, menos extensa do que as Igrejas e a humanidade, mas tendo sobre as outras uma proeminência que decorre da obrigatoriedade dos laços com que envolve o indivíduo; é a sociedade política, o Estado” (p. 02).
“Os grupos humanos, a que aludimos, são sociedades, porém nem todos os grupos humanos formam uma sociedade. ‘É uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar uma finalidade comum’ (Giddings Principes de Sociologie, págs. 1 e 3.) Supõe organização permanente e objetivo comum. Por isso, uma