NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

7373 palavras 30 páginas
DISCIPLINA:EMPREENDEDORISMO
INSTRUTOR: ARMANDO GEMAQUE
CARGA HORÁRIA: 20 HORAS

NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

Introdução

Quando se fala em empreendedorismo é natural que se ligue o tema a ligação de novas empresas, que começam pequenas, sem muita estrutura e , aos poucos , vão tomando forma, sendo que algumas chegam ao sucesso. Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente,mudar a situação atual e buscar,de forma incessante , novas oportunidades de negócios, tendo como foco a inovação e a criação e valor . As definições para empreendedorismo são varias, mais sua essência se resume em fazer diferente,empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos calculados,buscar oportunidades e inovar. Para Stevenson, empreendedorismo é o processo de criação de valor, através da utilização de recursos de forma diferente , buscando explorar uma oportunidade.Segundo Morris & Kuratko, a definição de empreendedorismo possui quatro componentes principais:

1. Processos, os quais podem ser gerenciados , subdivididos em partes menores e que podem ser aplicados em qualquer contexto organizacional.
2. Criação de valor, já que os empreendedores geralmente criam algo novo onde não havia nada antes.Esse valor é criado dentro das empresas e no mercado.
3. Recursos, ou seja, os empreendedores utilizam os recursos disponíveis de forma singular, única, criativa. Eles combinam muito bem recursos financeiros, pessoas, procedimentos, tecnologia , materiais, estruturas, etc.Esses são os meios pelos quais os empreendedores criam valor e diferenciam seus esforços.
4. Oportunidades. Empreendedorismo é dirigido à identificação, avaliação e captura de oportunidades de negócios. É a perseguição de oportunidades sem se preocupara inicialmente com os recursos sob controle (os quais o empreendedor / empresa já possuem),ou seja,sem se colocar restrições iniciais que poderiam impedir o empreendedor de buscar tal oportunidade.Timmons considera os empreendedores

Relacionados