Noções de direitos
Nunca a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas idéias.
Além do mais, é oportuno salientar que a teoria administrativa formula suas proposições em função de duas condicionantes básicas: o tempo (história) e o espaço (distância). É esta a preocupação deste livro: oferecer uma visão das organizações e do seu contexto.
O livro Administração dos Novos Tempos é escrito por Idalberto Chiavenato, renomeado autor na área de Administração e Negócios.
O autor reúne nesta obra os principais conceitos, características e fundamentos da moderna Administração, apresentando temas importantes, como: a administração no século XXI, planejamento, tomada de decisão, organização, desenho organizacional e departamental, direção, comunicação e negociação, liderança nas organizações, motivação nas organizações, controle, qualidade e produtividade e administração estratégica.
O livro demonstra como a Administração evoluiu ao longo do tempo e quais são os conceitos, práticas e modelos de gestão mais modernos, capacitando o leitor a gerir organizações em tempos instáveis e competitivos.
Os conceitos são apresentados de forma didática, facilitando bastante a compreensão do leitor. Além da teoria, o livro traz diversos exemplos de empresas nacionais e estrangeiras, além de estudo de casos e questões para revisão.
Entre os assuntos abordados pelo livro está o processo administrativo, que compõe-se das atividades de planejamento, organização, direção e controle. Dentro do processo administrativo, situam-se muitos conceitos importantes de Administração, como: definição de objetivos, benchmarking, planejamento estratégico, definição de estratégias, tomada de decisão, departamentalização, direção, liderança, motivação e