noções de comercio exterior
Explique cada situação a seguir e cite um exemplo atual, no máximo de 2012 em diante?
1. Fusão./ 2. Incorporação.
Fusão: É a união de duas ou mais companhias que se extinguem para formar uma só empresa.Na fusão o controle administrativo fica com a empresa que for maior ou mais próspera. Em março de 2012, o fundo de private equity americano Carlyle comprou 85% da varejista brasileira de brinquedos Ri Happy. O fundo investiu 200 milhões de reais em três anos e abriu mais 20 lojas em 2012. Com valor de mercado estimado em 500 milhões de reais, a Ri Happy possui faturamento na ordem de 600 milhões de reais. Em junho de 2011, o fundo anunciou a captação de 1 bilhão de dólares para investir no Brasil e na América Latina.
Incorporação: Pode-se definir como a compra de uma ou mais empresas por outra, em que a compradora não perde sua identidade e as que foram adquiridas deixam de existir. WEG S/A - Incorporou a Penha Pescados Ltda.
2) (Essa atividade vale até 1,5 pontos)
Explique o seu entendimento, apontando a(s) diferença(s) entre: LIBERALISMO MODERNO do LIBERALISMO ECONÔMICO.
Liberalismo econômico é a teoria na qual o estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações. O liberalismo defende o livre uso, da parte de cada indivíduo ou membro de uma sociedade, de sua propriedade, sendo partidário da livre-empresa, sem tabelamento de preços ou barreiras alfandegarias. O liberalismo moderno admite a intervenção do estado em algumas situações, quando a produção esta sendo agredida por empresas do exterior, monopólio, oligopólio e dumping são algumas formas de agressão.
3) (Essa atividade vale até 1,5 pontos)
Qual a principal diferença entre as BARREIRAS consideradas NECESSÁRIAS dos ENTRAVES AO COMÉRCIO EXTERIOR.
As barreiras consideradas necessárias são os meios que o estado utiliza para controlar a importação de um país. As principais utilizadas são: barreiras alfandegárias,