NOÇÕES BÁSICAS DE FILOSÓFIA: INDAGAR E QUESTIONAR A REALIDADE. CONSCIÊNCIA HUMANA E A CULTURA DO COLONIZADO
QUESTIONAR A REALIDADE. CONSCIÊNCIA
HUMANA E A CULTURA DO COLONIZADO
Acadêmico (a):
Luiza Félix Pereira
Prof. Orientador (a): Ivanete Castro dos Santos Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SESO175/1) – Prática Módulo I
01/03/2013
RESUMO
A filosofia é um tipo de conhecimento construído por meio do debate, do diálogo, da argumentação e que deve estar sempre aberto à reformulação. Por isso cabe o meditar no sentido popular da filosofia como um princípio orientador dos indivíduos que permite unidade nas suas ações e na sua conduta.
Por outro lado, o homem é um ser em constante formação, logo, passível de questionamentos a cerca do que é vivenciado, num eterno indagar das coisas que o cercam e do por que das coisas, de suas ações que norteiam seu comportamento, utilizando-se também das diversas consciências humanas.
Palavras-chave: Filosofia. Indagar. Consciência humana.
1 INTRODUÇÃO
Entende-se por Filosofia como o conjunto de estudos ou de considerações que tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos (que expressamente limita seu campo de pesquisa, p. ex., à natureza, ou à sociedade, ou à história, ou a relações numéricas, etc.) em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e lhe restringem o alcance.
Trata-se de uma ciência que trabalha com conceitos que utilizamos no nosso dia-a-dia, nas artes, mas a respeito dos quais nunca pensamos.
O Homem se caracteriza a partir de diferentes e diversas dimensões, mas não se limita a uma dessas dimensões, talvez uma das mais amplas e complexas para o entendimento seja a cultura. A cultura é um dos traços definidores do Homem, ao ponto de se poder dizer, como num trocadilho, que “por natureza o homem é um ser cultural” (RABUSKE, 1999, p. 56).
Este artigo tem como objetivo conhecer a relação da filosofia com as atitudes do ser humano e como ela influencia em seu comportamento num breve estudo.