noções básicas de correias transportadoras
Introdução
A história da automação industrial teve início na década de 20,com a criação das linhas de montagens automobilísticas com Henry Ford,daí por diante o avanço tecnológico em diversas áreas da automação vem se ampliando cada vez mais,proporcionando um grande aumento na qualidade,volume e velocidade de produção,viabilizando a redução nos custos e diminuir tempo de processo,neste período foi implantado uma esteira transportadora,hoje porém,utilizam-se sensores,sistemas eletro-pneumáticos e um circuito eletrônico para gerenciar todo o sistema.
Definições
Correia de lona,borracha,plástico,couro ou metal,ou qualquer combinação destes materiais,podendo ser contínua ou sem-fim adequadamente acionada,destinada a forma e a superfície de sustentação sobre a qual está o material será transportado,seu deslocamento produz o transporte propriamente dito.
CONSTRUÇÃO DA CORREIA
Componentes básicos
Carcaça (Lona ou Aço);
Amortecedor;
Revestimento (Cobertura)
COMPOSIÇÃO DA CARCAÇA TÊXTIL
Os fios da carcaça são compostos de material sintético e um conjunto de 3 a 5 fios torcidos.
Os fios são fabricados com:
Nylon
Poliéster
Aramida
CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA TÊXTIL
Nylon: Apresenta maior alongamento, ou seja, mais adequada em condições de impacto.
Poliéster : Alongamento moderado, indicado para grandes transportadores e elevadas tensões.
Aramida : Semelhante ao cabo de aço em sua resistência,possui baixo alongamento, alta resistência e baixo peso. As correias de aramida possuem apenas uma lona.
Normas para correias transportadoras
NBR6110 - Transportadores contínuos -transportadores de correia - larguras de correias transportadoras.
Componentes
Um transportador contínuo de correia envolve uma serie de elementos que devem ser bem analisados, pois todos tem fundamental importância para o correto funcionamento do equipamento,onde os principais componentes são:
1.