Noção de liberdade
Neste caso é onde prefigura o processo de educação pois, onde o indivíduo tendo acesso ao conhecimento ele pode desenvolver um senso critico e de certa forma reivindicar liberdade e desenvolver suas faculdades mentais e morais para que possa viver melhor numa sociedade.
Infelizmente muita pessoas não gozam deste privilégios pois não têm ou não teve uma educação de qualidade que o proporcionasse fazer este critério de escolha, porque quando criança não teve este tipo de educação.
De acordo com Rousseau o processo de educação se inicia na tenra idade, quando a criança está em seus primeiros anos de vida no qual ela e é através deste anos em que ela ira desenvolver seu caráter sua bondade natural e assim pode exercer sua liberdade.
Essa educação se pauta pelo sistema em que a criança deve ser educada de modo que possa viver com sua liberdade de fazer o que quer , mas ao mesmo tempo viver com suas limitações que a vida impõe de acordo com o seu crescimento seja ele físico ou mental.
Como exemplo quando ele diz no texto em que “Da multidão de crianças que, entre povos mais sensatos do que nós são criadas com toda liberdade de seus membros não se vê uma só que se fira ou se mutile; não dariam aos seus movimentos a força que pudesse torna-los perigosos e, quando assumem uma posição violenta a dor logo as adverte de que devem muda-la.(Rosseau, 1969ª)”.
Muitas vezes a criança é tolhida em sua infância de certos direito na qual irá afeta-la na sua vida adulta, como é o simples modo como ela vive em sua casa, pois se mora num apartamento onde tudo e fechado e ela não tem a liberdade de brincar com seus semelhantes ela se sente retraída e seu convívio social com as outras crianças será muito difícil pois ela será uma criança fecha da e sozinha, mas por outro lado quando ela tem a liberdade de andar por lugares onde ela possa ver a natureza e ao mesmo tempo desfrutar de