Noção de globalização no curriculo escolar
Introdução:
A Historia da Educação Brasileira é de simples compreensão. Ela é marcada por acontecimentos tanto educacionais, políticos e religiosos que influenciaram em muito nosso modelo atual de educação. Contudo devemos partir do pressuposto de que os habitantes da nossa terra na ocasião da descoberta do Brasil os indígenas nos seus moldes rudimentares já possuíam um modelo próprio de educação que já ocorria antes mesmo à descoberta. No entanto foram os portugueses, os responsáveis pela introdução do modelo europeu de educação em que fomos educados e que estamos em um todo inseridos. Cabe ainda salientar que a educação no Brasil ainda em si é extremamente imatura e jovem, e que sempre fomos alvos de testes, e de imposições políticas e religiosas buscando alguns de seus interesses, de maneira que a educação atual ainda passa por diversas mudanças das quais somos partes integrantes deste processo.
Cronologia:
Período Jesuítico (1549-1759)
É de conhecimento que os portugueses após a descoberta do Brasil em 1500, vieram com a intenção de colonizar por volta de 1530, mas somente ainda anos mais tarde se têm a introdução dos moldes europeus na educação brasileira, que é marcada com a chegada da Companhia de Jesus, os chamados Jesuítas.
Companhia fundada em 1534 na França-Paris por um pequeno grupo de discípulos, por Inácio de Loiola, buscando sanar os prejuízos causados pela reforma Protestante e a expansão do luteranismo, a companhia criada com objetivos catequéticos.
Chegando ao Brasil em março de 1549 juntamente com o primeiro Governador Geral Tome de Souza, acompanhado do Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada é edificada a primeira escola elementar brasileira em Salvador, sendo mestre o Irmão Vicente Rodrigues. Tornou-se professor com características dos moldes europeus e se dedicou mais de