Noçoes taticas no handebol
Conceituação: Organização coletiva da equipe objetivando melhor participar do jogo.
1- Tática ofensiva: É a organização da equipe visando alcançar o objetivo do jogo que é finalizar na meta adversária.
A- Princípios ofensivos:
- buscar criar situações que levem o adversário a perder a posse de bola.
- Estar sempre atento para perceber as situações que permitirão sair da situação de defensor para atacante.
- Procurar chegar à área adversária para finalizar ao gol, antes do adversário se posicionar como defensor.
-Ao entrar em posse de bola, primeiramente olhar para visualizar um colega melhor posicionado para o arremesso e não quicar a bola, perdendo-se tempo com esta ação.
- Oferecer-se sempre como opção para receber a bola, no caso de um colega estar sem condição individual de dar continuidade ao ataque.
- Não desperdiçar oportunidades sendo precipitado ou individualista querendo resolver sozinho, o jogo é coletivo.
B- Sistemas ofensivos:
1- Sistema de participação livre:
Este sistema se aplica basicamente no início dos trabalhos de iniciação, onde cada aluno deve ser orientado no sentido de sempre buscar chegar à área do adversário antes dele e também utilizar os espaços da quadra de maneira equilibrada, não “ embolando “ todos os jogadores num mesmo setor.
2- Sistema posicional 3.3:
Este sistema especifica um local onde o jogador deve ocupar no ataque, onde cada um recebe um nome de acordo com a posição ocupada. Três jogadores atuam próximos à linha tracejada, são os armadores, outros dois mais pelas pontas e em uma posição mais próxima à linha da área do gol e da linha lateral, estes são os pontas e um jogador mais no meio da quadra e próximo à linha da área de gol adversária, este jogador quase sempre joga de costas par o gol adversário, este é o pivô.
2-Tática defensiva: É a organização da equipe visando alcançar o objetivo do jogo que é finalizar na meta , vencendo a marcação adversária.
Princípios defensivos: