Noçoes Basicas de Laminação
1.0.) – A Laminação Dentro do Processo Siderúrgico
A Laminação é uma das fases de uma Usina Siderúrgica.
Na Laminação os Lingotes são Conformados a Fim de se Obter uma Estrutura Metalúrgica Adequada e uma Forma Apropriada para as Diversas Finalidades a que se Destinam os Aços.
2.0.) – Classificação das Usinas.
De Acordo com o Tipo de Produto Laminado as Usinas Siderúrgicas Dividem em Dois Grandes Grupos:
A - Usinas de Aços Planos
B - Usinas de Aços não Planos
As Usinas de Aços Planos São de Maior Porte que as Usinas de Aços não Planos.
No Brasil a Produção de Aços Planos Provem Praticamente Toda Ela de Três Grandes Usinas, Enquanto que para a Produção de Aços não Planos Existem Cerca de 40 Usinas no Brasil.
As Usinas de Aços Planos do Brasil são a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA) e a Usina Siderúrgica de Minas Gerais
(USIMINAS).
3.0.) - Conceito Sumário do Processo de Laminação
O Processo de Laminação Consiste em Fazer Passar o Material Entre Dois Cilindros que Giram em Direções Opostas Entre Si, de Modo que a Distância Entre Eles Seja um Pouco Menor do que a Espessura do Material que Vai Passar.
Redução da Espessura Alargamento ou Aumento de Largura h = h1- h2 b = b2 – b1 Nestas Circunstâncias os Cilindros “Agarram” o Material e o Devolvem com a Espessura Reduzida, Aumentando no Comprimento e Largura. O Propósito do Processo de Laminação é Transformar Seções Grandes, Retangulares ou não em Seções Menores, de Formatos Diversos e ao Mesmo Tempo Modificar Profundamente a Estrutura Interna do Lingote, Destruindo a Estrutura Dentrítica do Lingotamento e por outro Lado Caldear as Bolhas. As Peças Fundidas Conservam em Seu Interior Cavidades Cheias de Gases, em Geral CO2 (Gás Carbônico). São as