Nozick
Os indivíduos têm direitos invioláveis, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade e direito ao que adquiriu legitimamente. Para Nozick a definição de justiça é uma pessoa controlar e dispor como bem entender das suas legítimas aquisições.
A frase: “Podemos objectar dizendo que é injusto haver um grande fosso entre ricos e pobres como acontece em muitas sociedades.” é uma critica á teoria de Nozick à qual a sua resposta é que o fosso entre ricos e pobres só é injusto se for criado através de meios injustos, tais como a fraude e o roubo.”
Rawls afirma que as desigualdades económicas devem ser suavizadas de modo a beneficiar os mais carenciados. Nozick discorda por duas razões: 1. É necessário o uso da força e da coersão para “tirar aos ricos e dar aos pobres” 2. As pessoas que sabem gerir o seu dinheiro não devem ser obrigadas a partilhá-lo.
Nozick dá-nos um exemplo concreto (ultimo paragrafo da página 244)
A definição de justiça para Nozick é: Cada um de nós tem direito ao que herdou, recebeu ou ganhou legitimamente – seja muito ou pouco – e esse direito de propriedade não deve ser violado pelo Estado.
No primeiro quadradinho da página 245 temos que enquanto que Rawls afirma que os mais desfavorecidos devem pagar mais impostos para acabar com as desigualdades económicas, Nozick afirma o contrario. No segundo quadradinho temos presente a teoria de Nozick que tem o nome de Libertarismo Político.
Nozick afirma que o direito à propriedade é um direito absoluto e que a redistribuição da riqueza por parte do Estado é uma violação deste direito fundamental e é imoral. Para Nozick a justiça social consiste em permitir que os bens de que sou proprietário legitimo permaneçam em