Novos programas de matemática do ensino básico – números, operações e álgebra
Novos Programas de Matemática do Ensino Básico – Números, Operações e Álgebra
Formadora: Olga Seabra
Data de Realização: de 23 de Outubro a 11 de Dezembro
Formando: José Pedro Conde Pinto da Silva
Canelas, 11 de Dezembro de 2010
“Toda a situação matemática com interesse, tem uma ideia chave, um abre-te Sésamo que ilumina de súbita alegria a clássica ideia luminosa que faz gritar “Eureka!”. Ora, é esse momento áureo de alegria que o aluno precisa de conhecer alguma vez: só por essa porta se entra no segredo da matemática, se descobrem os seus tesouros, se aprendem as recônditas harmonias.
Vistos por esse mágico prisma, todos os assuntos, desde os mais modestos, transformam-se como que por encanto, ganhando vida...”
Introdução
O modo como os alunos entendem a matemática é determinada pelo modo como usam os conhecimentos. Para que os alunos entendam, aprendam matemática é necessário propor-lhe experiências diversificadas que permitam desenvolver capacidades de analisar informações, resolver e formular problemas, capacidade de abstracção e generalização e elaboração argumentações matemáticas e raciocínio lógicos. De modo a que os alunos possam tirar partido da Matemática, desenvolvendo nestes atitudes positivas face à matemática e a capacidade de apreciar esta ciência. “Alfabetizar é mais do que o simples domínio psicológico e mecânico de técnicas de escrever e ler (…), é entender o que se lê e escrever o que se entende (…), daí que o papel do educador seja fundamentalmente dialogar com o educando sobre situações concretas.”Paulo Freire (1965).
Realça-se assim a importância de comunicar em matemática para aprender a comunicar matematicamente.
A motivação que me levou a inscrever