Novos cosmeticos para pele
Os cosméticos surgiram no Oriente na Antiguidade e se espalharam pelo resto do mundo. Usavam-se óleos, essências de rosa e de jasmim e tinturas para os cabelos.
Os primeiros registros da utilização de cosméticos datam no Egito antigo. Os egípcios pintavam os olhos para evitar a contemplação direta do deus Sol, recorrendo a gordura ani-mal e vegetal, cera de abelhas, mel e leite no preparo de cremes para a pele.
Na antiga Gré-cia, o blush, feito com amoras e algas mari-nhas, substâncias na-turais, tinha sua cor extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. Era usado nos lábios como batom, onde era mais facilmente ingeri-do podendo causar envenenamento.
O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e ver-melha, depois substituídas pelo dourado e pe-lo prateado.
A alta sociedade de Roma tomava ba-nhos com leite de jumenta para embelezar a pele.
Na Idade Média, o açafrão servia para colorir os lábios; o negro da fuligem, para es-curecer os cílios; a sálvia, para clarear os den-tes; a clara de ovo e o vinagre, para aveludar a pele.
Mas os cosméticos enfren-taram vários obstáculos ao lon-go da história. Uma lei grega do século II proibia que as mulhe-res escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem an-tes do casamento.
A legislação adotada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casa-mento se a noiva estivesse de maquiagem, dentadura ou cabe-lo falso.
2 Tipos de cosméticos
Segundo o INFARMED, Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal (PCHC) são: todas as substâncias ou preparação que se destinam a,
- Limpar
- Perfumar
- Proteger
- Manter em bom estado
- Corrigir os odores corporais
Modificar o aspecto e cumulativamente a ser aplicado nas áreas,
- Epiderme
- Sistema piloso e capilar
- Unhas
- Lábios
- Dentes e mucosa bucal
- Órgãos genitais externos
A