Novo paradigma
RESPOSTAS
1. Segundo o Relatório Brundtland (1987), desenvolvimento sustentável: “É aquele que harmoniza o imperativo do crescimento econômico com a promoção da equidade social e a preservação do patrimônio natural, garantindo, assim, que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das gerações futuras”.
2. Letra “D”.
3. A minha impressão sobre as questões do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21, resumem-se, na grande missão que este projeto tem: de contribuir com o desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente justo e viável economicamente no Brasil e no mundo, implantando mercados emergentes sócio-ambientais, baseados na democratização da informação, com a reunião, cooperação e parceria das pessoas interessadas no desenvolvimento da sociedade em torno de uma economia mais solidária, ética e comprometida com as atuais e futuras gerações.
Estas questões representam mais harmonia, maiores perspectivas e qualidade de vida. Visto que as propostas, assim como os resultados da Agenda 21, interferem de modo positivo em toda a sociedade, inclusive a mim.
4. Citarei 3 premissas que considero fundamentais:
• Sistema de produção que respeite a base ecológica do desenvolvimento: tanto sistemas de produção industrial, quanto agrícola que possibilitem produzir e industrializar sem agredir ou desgastar o meio ambiente.
• Sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos: onde nossos representantes criem juntamente com as organizações representativas da sociedade, políticas públicas capazes de sensibilizar, mobilizar e motivar toda a sociedade sobre a importância da sustentabilidade.
• Sistema tecnológico que busque soluções: Mobilização nacional e incentivos para todas as universidades, centros de pesquisa para a produção de tecnologias que gerem produtividade e que garantam a mínima agressão ao meio ambiente.
5. Baseia-se no desenvolvimento