Novo papel da escola e professor frente as mudanças na sociedade.
Introdução
A educação vem sofrendo mudanças no decorrer de toda sua historia, tanto na relação professor/aluno, como nas novas tecnologias, no mercado de trabalho e da vida em sociedade num mundo de intensa globalização.
Os professores encontram-se frente a mais um desafio, entender como estas mudanças afetam a escola e modificam seu papel na sala de aula. Ressaltando que esse desafio requer primeiramente dos docentes admitirem a existência da nova sociedade construída após a chegada das inovações tecnológicas.
Desenvolvimento
A figura mais importante durante muitos anos na vida de uma pessoa é o professor. Se essa figura não é valorizada, há toda uma cadeia de dominó que vai se estragando ao longo dessa não valorização, pois uma criança é um ser que precisa e pode aprender muito. Quem se beneficia mais com uma campanha de valorização do professor é a criança: um professor desvalorizado implica uma Educação truncada lá na frente.
A escola e o professor tem o dever de melhorar o ambiente escolar, com mudanças de certos conceitos estabelecidos, com aulas dinâmicas e bem elaboradas, trabalhando valores e fazendo uma conexão entre família, escola e Estado.
Nossa sociedade tem uma visão contorcida das instituições de ensino, achando que só a escola deve dar educação, discernimento e limites aos seus filhos, mas enganam-se, é um processo que começa em casa e a escola vem com objetivo de aprimorar o mesmo.
Para que a valorização do professor possa começar, devem ser revistas primeiramente pelo Estado questões de salário, plano de carreira digno, para que possam trabalhar com menos carga horária e salário descente, dando mais ênfase a seu trabalho, planejando melhor suas aulas.
A outra questão são políticas públicas que permitam, por exemplo, que o professor consiga livros a preço de custo, que consiga ir a espetáculos, ter acesso à cultura. Isso é fundamental. Plano de carreira é