Novo Documento
Nós temos posições ,ora mais fracas, ora mais fortes, em relação aos objetos sociais que estão em nossa volta , já temos uma atitude definida em relação a eles . Esses objetos podem ser uma pessoa , um acontecimento social, ou qualquer outro produto da atividade humana.
Temos muitos definições de atitudes, um deles diz que é um sentimento pró ou contra um objeto social(Rodrigues,A.) . Outra definição citada é de Krech,Crutchfield e Ballachey, que diz que atitude é um sistema duradouro de avaliações positivas e negativas,sentimentos emocionais e tendências pró ou contra com respeito a um objeto social.
Mas de uma maneira mais abrangente os autores consideram 3 elementos que estão interligados , eles são : um componente afetivo ,que é o nosso sentimento pró ou contra um objeto ; um componente cognitivo , que se refere aos pensamentos que uma pessoa tem em relação ao objeto; e por ultimo o componente comportamental , é uma resposta rápida para um determinado comportamento em relação a um objeto ;Por exemplo quando não gostamos de alguém de determinado grupo (afeto), nós já temos pensamentos definidos desse grupo (cognição), e quando encontramos um integrante desse grupo nós manifestamos um comportamento , através de ações especificas .
Fala-se também o que fala a psicologia social sobre a coerência entre atitudes e o comportamento manifestado. LaPiere , um professor americano fez um estudo e concluiu que nem sempre as atitudes predizem exatamente o comportamento que a elas deveria, por coerência seguir. Por mais que isso não seja certo , é claro que se conhecemos as atitudes de alguém isso nos permite antecipar, com alta probabilidade de acerto, o comportamento que essa pessoa exibirá.As atitudes e normas sócias influenciam em nossa intenção de exibir um comportamento.
O senso comum indica que devemos procurar uma harmonia entre os componentes afetivo , cognitivo e