Novo Desafio Concluido E Revisado Mais Uma Vez
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento
Socorro Evania de Souza Feitoza
RA: 8741104448
Desafio profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento –1º bimestre do 3º semestre sob orientação da professora-tutora presencial Franciane Aparecida da Silva.
Santo André - SP
Março\2015
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo investigar o inicio da docência, conhecer e analisar a prática profissional docente e os desafios encontrados durante a profissão, que tem como eixo a história do processo de feminização do magistério no sistema de ensino onde as mulheres não eram valorizadas, mas que com um processo de construção conquistaram seu espaço através do afastamento dos professores do sexo masculino, onde eles achavam insuficientes as condições de trabalho e de salário. Aborda também as mudanças pelas quais a educação passou no final do século XIX, com implantação de métodos de ensino, leis que favoreceram a entrada de crianças na escola e contribuíam para a formação das mesmas.
Passo I
O Brasil até o século XIX, era visto como uma sociedade agrária, onde era dividida em duas classes sociais: senhores e escravos nas quais as mulheres eram excluídas totalmente de qualquer ligação com a esfera pública. O território brasileiro foi ocupado pelos portugueses os quais impuseram seus costumes e leis, e uma doutrina católica da ordem dos padres jesuítas se encarregou de implantar em sua comunidade os valores de sua ideologia religiosa. As mulheres das diferentes classes sociais eram completamente dependentes de seus maridos. Nessa época o atendimento a criança de zero a seis anos em instituições como creches praticamente não existia devido à estrutura familiar da época, onde o pai de família