Novimento ludita

2227 palavras 9 páginas
Movimento Ludita
Em 26 de março de 1811, em Nottingham, na Inglaterra, os trabalhadores de uma fábrica têxtil destroçam as máquinas acusando-as de lhes roubar trabalho e salário.
Esse movimento de revolta, suscitado pela crença de que a mecanização geraria desemprego. Era chamado de ludismo, nome derivado de um legendário operário que havia destruído dois teares por volta de 1780, John Ludd. Seguiram-se à invenção de um dispositivo revolucionário por um jovem mecânico tecelão de Bury, a lançadeira mecânica volante.
Até então a largura das telas era ajustada à envergadura dos braços dos trabalhadores tecelões, para entrecruzar os fios, que deveriam fazer passar a lançadeira de um lado ao outro. Para obter telas mais largas, era necessário acrescentar outro operário ao ofício. A invenção provocou desequilíbrio, pois começa¬ram a faltar fios produzidos na roca.
Esta invenção aparentemente simples fez aumentar a produtividade dos oficiais tecelãs. Os trabalhadores viam nela uma ameaça ao seu emprego e expulsam Kay. Apesar de tudo, a lançadeira mecânica volante se impõe. dobrando a produtividade da tecelagem, faz baixar fortemente o custo dos tecidos, acarretando um aumento significativo da demanda. Em lugar de reduzir o número de empregos, contribuiu para aumentá-los em toda a linha da produção têxtil inglesa.
Com a lançadeira mecânica inaugurava-se em 1733 a Primeira Revolução Industrial. Ela se caracterizava por um ritmo sensível de crescimento econômico da Inglaterra e o nascimento das primeiras fábricas, essencialmente do ramo têxtil. Para melhorar o desempenho de seu invento, Arkwright lançou mão em 1777 da máquina a vapor projetada por um mecânico escocês igualmente inspirado, James Watt.
No começo do século XIX, em um contexto de expansão econômica, o ludismo se mostrava como um movimento de retrocesso. Foi evidentemente condenado pelos patrões e pelos economistas liberais, mas também por Karl Marx que via nele uma prova da insuficiente educação dos

Relacionados