Nove ferramentas chave para o sicesso
Publicado pela Revista HSM Management, 97, março – abril de 2013.
De acordo com Robert G. Eccles e George Serafeim, professores de Harvard, e a consultora Kathleen Miller Perkins, há instrumentos mais essenciais do que outros para que uma organização se torne sustentável – o que é cada vez mais valorizado pelos investidores.
SUSTENTABILIDADE
O surgimento de movimentos como “Occupy Wall Street” e a disseminação das ONGs confirmam que as pessoas começam a olhar com mais e mais descrédito para as empresas. Em vez de limites, a população, seja de onde for, quer respeito pelas necessidades humanas mais amplas. A boa notícia é que algumas organizações começam a realmente perceber que estratégias relacionadas com a sustentabilidade são essenciais para que se mantenham competitivas.
Pesquisas têm explorado as possíveis contribuições de fatores ambientais e sociais ao desempenho financeiro corporativo. Por exemplo, um estudo da Harvard Business School comparou empresas que adotam políticas sociais e ambientais com organizações que não seguem essas práticas, por um período de 18 anos, e constatou que as empresas “com alta sustentabilidade” superaram as outras tanto em valor de mercado como no retorno sobre o investimento e em demais aspectos contábeis – as ações delas renderam 4,8% a mais do que as “com baixa sustentabilidade”, além de demonstrar menor volatilidade.
Porém ainda são poucas as organizações que assumem um compromisso consistente com a sustentabilidade, e isso é compreensível – não se trata de tarefa fácil, pois exige mudanças em grande escala, o que poucas empresas se propõem ou conseguem fazer. Embora o assunto seja bastante explorado, sintetizamos os fatores de sucesso em nosso estudo, descobrindo a eficácia do bom uso de nove ferramentas específicas, todas fundamentais e interdependentes.
Ferramenta 1 – Liderança Engajada
Quando o processo conta com o comprometimento da alta gerência, pode ter