Novas tendencias da administração
Dentre as tendências administrativas está o modo de gestão participativo, com uma estrutura menos rígida e hierárquica, que possibilita a adaptação às mudanças e a participação de todos nos processos de decisão.
Os modos de gestão variam de acordo com a equipe e a natureza do trabalho:
Modos de gestão:
- Taylorista e Neotaylorista: Este modo de gestão usa a dissociação entre concepção e execução do trabalho, pois quem planeja ou pensa não é quem executa. O método científico é aplicado à industria, com a análise rigorosa dos gestos produtivos. O objetivo é de simplificar e padronizar o processo de produção e aumentar a eficiência dos trabalhadores. As tarefas são simplificadas a partir da verificação dos tempos e movimentos. A concepção é mecanicista, pois o trabalhador é visto como uma “peça” no modo de produção. Outra característica é a individualização do trabalho, ou seja, a segmentação das tarefas para cada trabalhador. Nesta teoria o trabalho é algo penoso e desagradável, e o homem é movido por recompensas de ordem financeira, por isto precisava ser fiscalizado. Os aspectos sociais não eram abordados. O papel preponderante era técnico.
O homem não é somente um ser que reage à situação, ou seja, não segue um roteiro e por isto não é possível controlar todas as condições. Ele é capaz de criar e, portanto alterar as condições do trabalho. Há trabalhos que são difíceis, insalubres, e muitas pessoas não conseguem suportar determinadas tarefas. Nem todos possuem condições físicas ou psicológicas de realizar determinados trabalhos. O planejador ou administrador deve procurar tornar o trabalho menos desgastante, e eliminar pontos de periculosidade. As variáveis do trabalho mudam e os problemas também.
-