Novas Tecnologias
Modelar entidades, relacionamentos e problemas da lógica de negócio;
Trabalhar com sistemas de armazenamento de dados para armazenar e consultar informações;
O problema é que os dados podem estar distribuídos em múltiplos sistemas de armazenamentos, cada um com suas particularidades e protocolos e mesmo em situações no qual somente um único sistema de armazenamento é usado ainda a existe a necessidade de balancear os requisitos de armazenamento com os requisitos de escrever um código eficiente.
O Entity Framework - EF, permite aos desenvolvedores trabalhar com dados na forma de propriedades e objetos específicos do domínio como clientes e produtos, etc, sem ter que relacioná-los com as tabelas do banco de dados e as colunas onde os dados estão armazenados. Isto é possível pela elevação do nível de abstração no qual os desenvolvedores podem trabalhar quando estão tratando com os dados e pela redução do código que é necessário para manter as aplicações orientadas a dados.
O Entity Framework é um componente da .NET Framework 3.5 e pode ser usado em qualquer ambiente no qual estejam instalados o .NET Framework 3.5 com Service Pack 1.
O Entity Framework renova o modelo conceitual permitindo que os desenvolvedores consultem entidades e relacionamentos neste modelo enquanto contam com o suporte da Entity Framework para traduzir estas operações para comandos especificos da fonte de dados liberando as aplicações das dependências de código específicas de uma fonte de dados particular.
Um padrão muito usado para modelagem de dados divide o modelo de dados em 3 partes:
O modelo Conceitual - Define as entidades e relacionamentos do sistema modelado;
O modelo Lógico - Normaliza as entidades