NOVAS TECNOLOGIAS E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
NOVAS TECNOLOGIAS E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
Com a disseminação da informática, o computador chega também as escolas e passa a ser absorvido não só pela administração, mas também no processo ensino aprendizagem, revestido de uma modernidade que exerce grande fascínio sobre os educandos, pois vem acompanhado da explosão da multimídia, dos programas que misturam jogos e informações educativas, das enciclopédias virtuais e outras oportunidades que possibilitam uma forma diferente de acesso a informações e ao conhecimento.
Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. Ele fornece-nos informações e recursos, a tecnologia não pode ser considerada simplesmente “a máquina”.
O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.
As novas tecnologias de comunicação trouxeram enormes vantagens aos mais diversos setores da sociedade. O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.
O discurso que valoriza a tecnologia em detrimento da ação dos homens também costuma colocar em lados opostos a sociedade e a tecnologia
Precisamos entender que os instrumentos não chegam a determinar as mudanças, mas criam as condições de possibilidade que poderão ser potencializadas ou negligenciadas pela nossa sociedade.
A pressão constante em relação ao uso das novas tecnologias torna-se cada vez mais evidente em todas as áreas e isso não é diferente na educação, pois requer indivíduos com capacidade de autoaprendizagem, resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade diante de novas tarefas.
É preciso que os profissionais da informação estejam atentos às constantes mudanças que se operam neste campo em constante atualização, o professor passa a ser um parceiro no processo contínuo de aprendizagem e tem a função de orientar o aluno como deve lidar com as informações, construir conhecimento e