Novas tecnologias para produção de frangos
A indústria avícola brasileira, em função da continua agregação de novas tecnologias, apresenta destacados índices de produtividade, sendo que seus indicadores de produção são iguais ou frequentemente melhores aos encontrados em qualquer outro país do mundo. Contudo, com a globalização dos mercados, a rentabilidade tem diminuído ao longo do tempo, o que tem levado o setor a buscar a maior eficiência no processo produtivo.
O crescimento e a sofisticação do mercado consumidor de carne de frango e a concorrência em nível mundial exigem uma melhoria constante na eficiência e produtividade no segmento da indústria avícola. Visando a melhoria da produtividade e a lucratividade dos criatórios, permitindo também melhorias na qualidade dos produtos alimentícios, a Embrapa criou duas novas tecnologias para o avicultor: Dimmer IEM-LUX e a poedeira colonial Embrapa 051.
O Dimmer IEM-LUX é um controle eletrônico de iluminação em aviários que possibilita a compensação de luz, priorizando o conforto das aves. Ele permite controlar a intensidade da iluminação, onde o produtor pode simular os períodos do dia e da noite, podendo estabelecer um programa de luz para cada linhagem ou lote de acordo com suas necessidades. “O equipamento tem uma memória interna que permite rastrear e avaliar a programação de luz utilizada e ainda economiza energia, uma vez que compensa a luminosidade, garantindo apenas a luz necessária ao ambiente”, explica Jacir Albino, assistente de Operações da Embrapa Suínos e Aves. Segundo ele, o Dimmer IEM-LUX é resultado de uma parceria com um inventor independente, fabricado e comercializado pela Inobram Automações.
A Poedeira Colonial Embrapa 051 garante uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Ela atinge de 280 a 300 ovos, enquanto uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. É híbrida, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120