NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Análise do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escolas públicas da cidade de Belém, Pará.
Resumo
As novas tecnologias da informação e da comunicação tem aplicabilidade em todas as áreas da vida humana e são capazes de provocar alterações em todas elas. A sua introdução nas escolas começou por revolucionar os métodos de ensino facilitando a aprendizagem e motivando os alunos a uma participação ainda mais dinâmica, “trata-se de uma nova forma de linguagem e de comunicação: a linguagem digital”. O presente trabalho objetivou investigar se as escolas públicas analisadas incorporaram as novas tecnologias nos seus processos metodológicos. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário constituído de duas partes, uma contendo questões para um levantamento socioeconômico da amostra e a segunda era constituída de dez questões abertas e fechadas sobre a temática em tela.
Palavras-chave
Novas Tecnologias. Ensino-Aprendizagem. Ensino de Ciências.
Introdução
Diante da expansão das novas tecnologias no mundo globalizado, torna-se imperioso e de fundamental importância a adequação e o acréscimo de possibilidades de informação e comunicação, sendo necessário um esforço diário pela inclusão digital. Neste novo modelo de ensino e aprendizagem, as novas tecnologias têm o intuito de alterar o paradigma de aulas centradas na exposição do professor como única forma de ensinar, transferindo o foco das aulas para o aluno, ou seja, para a aprendizagem. Uma das consequências deste processo é que o mesmo contribui para despertar o interesse e a motivação pela aprendizagem do conteúdo ministrado. O aluno que entra em contato com essas novas tecnologias de informação e comunicação tem muito mais possibilidade de se adaptar ao mundo atual, em que esses recursos tecnológicos fazem parte do dia a dia da sociedade. Apesar da importância desses recursos educacionais, muitas escolas ainda estão distantes desta realidade principalmente