novas tec
2.1 A internet
Internet é um conjunto de redes mundial, e o nome tem origem inglesa, onde “inter” vem de internacional e “net” significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. A internet, que pode ser escrita com a primeira letra em maiúscula, ou minúscula, é uma rede de computadores interligados, que possibilita o acesso a informações em qualquer lugar do mundo; é um sistema global de redes interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro.
A internet foi criada como um esforço de um grupo de pessoas trabalhando em conjunto e individualmente. Seu inicio foi durante a competição entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria.
Nesse período, comunicação precisava ser rápida e, para isso, ser melhorada a troca de dados entre várias universidades e laboratórios. JCR Licklider teve a ideia de criar uma rede onde muitos sistemas de computadores diferentes seriam interligados para trocar informação rápida. A princípio, a rede mundial de computadores veio da necessidade do ser humano não ter tempo para se levantar e ir de um lugar para outro.
2.2 Fibra Ótica
Com a explosiva evolução das comunicações, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade, constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações.
Hoje, diversas tecnologias surgem a fim de promover avanços no campo cibernético, como, por exemplo, a utilização de fibra ótica nas redes de computadores, uma vez que a fibra ótica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Têm diâmetro de alguns micrômetros, ligeiramente superior ao de um cabelo humano. A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente