Novas formas de trabalho
ALEXANDRE CAVALCANTI
CAYQUE DE MENEZES
CARLOS MIGUEL
RAPHAEL DE SOUZA DIAS
ROGERIO BERNARDINO
AS NOVAS FORMAS DE TRABALHO
JOAO PESSOA
2013
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Com a mudança da economia que atualmente é baseada na informação e no conhecimento, vem se caracterizando o funcionamento de organizações em rede, onde barreiras de tempo, espaço e localização não existem. A globalização do capital, o aumento de novas e mais rápidas tecnologias, as transformações no modelos de consumo e modificações no sistema de valores, foram os fatores que influenciaram o surgimento dessa nova economia. Vamos abordar a seguir quais são as novas formas de organizações, mudanças que essas organizações sofreram, e as novas formas de trabalho que foram criadas.
DESENVOLVIMENTO
Com o avanço das tecnologias, globalização do capital, transformações nos modelos de consumo e modificações no sistema de valores, foi surgindo uma nova economia global, que se baseia na informação e no conhecimento, caracterizada pelo funcionamento em rede, onde as barreiras de tempo, distancia e localização não existem, devido a rápida troca de informações, caso seja necessário.
Isso fez com que novas formas de organização fossem sendo criadas onde suas características são organizações mais flexíveis e adaptáveis fazendo que as reações as mudanças inesperadas de mercado sejam mais rápidas, menos hierarquizadas, dando mais autonomia aos funcionários e o trabalho em equipe fosse privilegiado bem como a polivalência (qualidade de uma pessoa com capacidades diversas e que pode ter diferentes funções).
As organizações também procuraram fazer mudanças no que se referem as informações, onde o sigilo passou de ser prioridade, e entrou em cena a transparência. Onde o isolamento deu vez a comunidades. Sempre a procura de melhorar as condições de trabalho dos funcionários.
Novas formas de desenvolvimento pessoal