Novas formas das organizaçao
RESUMO:
Palavras-Chaves: Liderança, Poder, Influência.
ABSTRAT:
Keywords: Lead, Power, Influence.
1 INTRODUÇÃO
LIDERANÇA E PODER
2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Segundo CHIAVENATO (2001), Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por MAYO elton e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
Com o advento da Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: Fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os princípios clássicos passam a ser duramente contestados. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo completamente diferente, pois o homo-economicus cede lugar ao homem social. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.
CHIAVENATO (2001) ressalta ainda que a Teoria Clássica não se preocupou virtualmente com a liderança e suas implicações. Com a Teoria das Relações Humanas, passou-se a constatar a enorme influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas. A Experiência de Hawthorne teve o mérito entre outros – de demonstrar a existência de líderes informais que encarnavam as normas e expectativas do grupo e que mantinham estrito controle sobre o comportamento do grupo, ajudando os operários a atuarem como um grupo social coeso e integrado.
3 CONCEITO DE LIDERANÇA
Conforme MAXIMIANO (2004), diz, “Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas [...] é a realização de metas por meio da direção de colaboradores.”
Liderança segundo CHIAVENATO (2001, p. 157), é necessário em todas as áreas da administração, o