Novamente a História
ESTUDIOSOS PARTINDO DA FILOSOFIA DA HISTÓRIA E DA ANTROPOLOGIA DIFEREM DOIS GRANDES TIPOS DE CULTURA: A CULTURA DAS COMUNIDADES E A CULTURAS DAS SOCIEDADES.
COMUNIDADE É UM GRUPO ONDE AS PESSOAS SE CONHECEM E POSSUEM CONTATOS COTIDIANOS CARA A CARA, COMPARTILHANDO AS MESMAS IDÉIAS E OS MESMOS SENTIMENTOS.
AGRUPAMENTOS INDIGENAAS POR EXEMPLO SÃO COMUNIDADES, ENCONTRA PARTIDA, NÓS VIVEMOS EM SOCIEDADE.
O TEMPO, NAS COMINIDADES, POSSUE UM RITMO LENTO, ONDE AS TRANSFORMAÇÕES SÃO RARAS E EM GERAL SÃO CAUSADAS POR UM ACONTECIMENTO EXTERNO QUE AS AFETA. PODE-SE DIZER ENTÃOQUE A COMUNIDADE ESTÁ NA HISTÓRIA OU NO TEMPO, MAS NÃO É HISTÓRIA.
SOCIEDADE É UMA COLETIVIDADE INTERNAMENTE DIVIDIDA EM GRUPOS E CLASSE SOCIAIS, ONDE OS INDIVIDUOS SÃO ISOLADOS UNS DOS OUTROS. AS PESSOAS NÃO SE CONHCEM PESSOALMENTE E NEM MANTEM CONTATO INTIMO, CADA CLASSE SOCIAL TEM SEUS VALORES E SENTIMENTOS DIFERENTES.
A SOCIEDADE É HISTÓRICA, PARA ELA AS TRANSFORMAÇÕES SÃO CONSTANTES E VELOZES, CAUSADAS PELAS LUTAS E DIVISÕES INTERNAS.
PARA A COMUNIDADE PODE-SE CRIAR A MESMA CULTURA PARA TODOS OS SEUS MEMBROS , JÁ NA SOCIEDADE ISTO NÃO É POSSÍVEL, E AS DIFERENTES CLASSES SOCIAIS PRODUZEM CULTURAS DIFERENTES E MESMO ANTAGÔNICAS. POR ESSE MOTIVO É QUE AS SOCIEDADES CONHECEM UM FENÔMENO INEXISTENTE DAS SOCIEDADES: A IDEOLOGIA.
A IDEOLOGIA É UMA DAS MANEIRAS PELAS QUAIS AS SOCIEDADES HITÓRICAS BUSCAM OFERECER A IMAGEM DE UMA ÚNICA CULTURA E DE UMA ÚNICA HISTÓRIA, OCULTANDO A DIVISÃO SOCIAL INTERNA.
SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE O SIGNIFICADO GERAL DE SOCIEDADE REFE-SER A UM GRUPO DE PESSOAS VIVENDO JUNTAS NUMA COMUNIDADE ORGANIZADA.
O homem tem uma característica diferencial em relação a todos os outros animais: ele é ao mesmo tempo um ser biológico e um ser cultural/simbólico. Por um lado pertencemos a natureza, somos animais mas, por outro, demos um passo fundamental que nos separou para sempre da natureza: inventamos a cultura. Depois desse movimento essencial de