Nova Versão OHSAS
Muitas organizações estão implementando um sistema de gestão da saúde ocupacional e segurança como parte de sua estratégia de gerenciamento de riscos para tratar questões como a mudança de legislação e proteção de sua força de trabalho.
Um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional promove um ambiente de trabalho mais saudável e seguro porque é uma ferramenta que permite às organizações identificar de forma consistente e controlar os riscos para a saúde e segurança, reduzindo o potencial de acidentes, melhorando a conformidade legal e o desempenho da organização como um todo.
OHSAS 18001 é uma auditoria reconhecida internacionalmente para a gestão de sistemas de segurança e saúde ocupacional. Foi desenvolvida por um grupo de organismos internacionais de peso e os órgãos de certificação para suprir a falta de um padrão internacional independente e certificável.
As principais áreas focadas pela OHSAS 18001 são :
Identificação de Perigos, Riscos e Controles
Requisitos legais e outros
Objetivos e Programa OHS
Recursos, Cargos, responsabilidades, disponibilidade e autoridade
Competências, treinamentos e conscientização
Comunicação, participação e consulta às partes interessadas
Controle operacional
Prontidão e respostas para emergência
Medição, monitoramento e melhoria contínua
Em 2005, o grupo de trabalho da OHSAS começou o processo de revisão da versão de 1999. O documento OHSAS 180001 é uma especificação desenvolvida por um grupo independente de organismos de certificação e organizações de padronização nacionais.
A revisão inicial teve seu draft publicado para consulta pública em Janeiro de 2006. Após a análise critica dos 500 comentários recebidos no Draft 1, durante um novo encontro do grupo de trabalho em Madrid, em novembro de 2006 foi publicado um segundo draft..
O grupo de trabalho da OHSAS se encontrou novamente em Shanghai, China, em Março de 2007. Os mais de 500 comentários acerca desse segundo