Nova espanha
O QUE É UM VICE REINO. COMO E QUANDO FOI FORMADO O VICE REINO DA NOVA ESPANHA: Após a queda de Tenochtitlan (antiga capital do povo asteca), o governo ficou nas mãos Hernán Cortés, autonomeado capitão-general que passou a designar-se Nova Espanha. Logo foi estabelecida a Real Audiencia de México, dependente da Coroa Espanhola com o objetivo de se conseguir uma melhor administração. O vice-reino foi criado em 1535, e o primeiro vice-rei foi Antonio de Mendoza.
Nova Espanha foi o primeiro vice-reino da América, criado por uma carta régia espanhola de 1535. Antonio Hurtado de Mendoza, ao chegar na Nova Espanha encontrou uma colônia recém-conquistada sofrendo com rebeliões indígenas e a rivalidade entre os conquistadores. Sua difícil tarefa era a de governar em nome do rei sem se tornar inimigo de Hernán Cortés, que era considerado pelo imperador Carlos V (rei Carlos I da Espanha) e pelo Conselho das Índias como bruto demais para receber o título de duque ou qualquer posto maior que a capitania-geral da Nova Espanha, um posto para o qual ele estava bem preparado. Também foi incumbido de aumentar os rendimentos reais e regulamentar os assuntos envolvendo os índigenas. ONDE SE LOCALIZAVA:
Estendeu-se de próximo do Panamá aos atuais estados americanos da Califórnia, Texas e Novo México, além de incluir as possessões do Caribe e as Filipinas. Durante seus 286 anos, a Nova Espanha teve 61 vice-reis e ao se extinguir, com a independência em 1821, seu território era duas vezes maior que o do posterior México independente.
DADOS COMPLEMENTARES: Ao longo de três séculos, enquanto se operava a profunda mestiçagem de sangues e culturas que deu origem à grande nação mexicana, a Nova Espanha constituiu uma das vigas mestras do império colonial espanhol e, com a prata que enviou para Madri, alimentou os alicerces do capitalismo moderno.
A mineração foi a principal atividade da colônia. Os metais preciosos ali extraídos somaram a metade do