Noticias sobre a vale do rio doce
Vale em Moçambique (...) Há dificuldades de acesso à água potável, energia, transporte, serviços básicos como escolas e saúde, acesso à terra arável para agricultura. De fato estas famílias estão passando fome aguda e estão vivendo em precárias condições por causa do deslocamento em função do projeto da Vale, que não tem honrado com os seus compromissos”.
Para a ele, a situação é ainda mais grave porque o governo conhece a situação das famílias e utiliza a força policial para conter os protestos e reivindicações. “De acordo com a informação obtida, o Comandante da Polícia da República de Moçambique - PRM e o seu batalhão, incapazes de dispersar os reassentados, ordenaram a vinda da Força de Intervenção Rápida - FIR para Cateme. (...)
Dividir para reinar”. É assim que os cidadãos moçambicanos interpretam o reassentamento de aproximadamente 1313 famílias decorrente da conclusão da primeira fase do projeto de mineração da Vale no Distrito de Moatize, Província central de Tete. A instalação da mineradora brasileira em Moçambique tem gerado polêmica e diversos conflitos entre o governo e os órgãos de direitos humanos locais.
http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/506152-vale-novos-conflitos-em-mocambique-entrevista-especial-com-jeremias-filipe-vunjanhe-
A poderosa Vale entra em Belo Monte
A Companhia Vale do Rio Doce decidiu entrar no consórcio Norte Energia adquirindo a fatia que era da Bertin. Com esta decisão, a Vale se beneficiará da regra de auto-produtor que consta do leilão e ficará com até 20% de toda a energia produzida pela Aproveitamento Hidrelétrico do Xingu, ou seja, a Vale terá energia barata para agregar ao minério que retira quase de graça, a Empresa cresceu de deu um passo estratégico importante e o Pará ficou ainda menor e com menos poder diante desta gigante que nos sufoca.
http://pvdopara.blogspot.com.br/2011/04/poderosa-vale-entra-em-belo-monte.html
Vale ganha prêmio de pior empresa do mundo
Após 21