noticia do uruguai
O 'Maestro', que está à frente da 'Celeste' desde 2006, espera repetir o resultado da última edição, em 2010, na África do Sul, quando levou a equipe às semifinais, terminando a competição em quarto lugar.
"Nossa equipe não sentirá o peso da história e está condicionada mentalmente para tentar conseguir coisas importantes" em solo brasileiro, onde o futebol uruguaio escreveu a página mais gloriosa da sua história ao conquistar o bicampeonato com vitória por 2 a 1 sobre a seleção anfitriã em pleno Maracanã.
"Esta Copa terá as melhores seleções do mundo (todos os campeões mundiais estarão presentes), neste sentido, acredito que possa ter um salto de qualidade em relação a 2010", ressaltou o treinador.
"Não posso dizer que haverá um grande favorito, nem que uma equipe tenha que ser descartada", analisou. Tabárez prevê uma competição "cheia de intensidade, com jogadores de grande potencial técnico".
O treinador aponta como principais candidatos ao título "a Espanha, que ganha a maioria das partidas que disputa, e o Brasil, que desde a chegada de (Luiz Felipe) Scolari vem conseguindo resultados importantes e jogará em casa".
Ele também citou "outras potências europeias, como Inglaterra, Holanda e Bélgica, que estão chegando a passos de gigante entre os melhores, junto com a Argentina".
Tabárez acredita que o craque argentino Lionel Messi tem tudo para brilha na Copa apesar de ter tido um início de temporada complicado por causa de repetidas lesões. "Tudo que ele fizer no Mundial terá mais transcendência, mas não deixam de ser jogos de futebol e Messi sempre mostra sua importância com a bola no pé. Não tenho dúvidas de que será um dos grandes protagonistas da competição", explicou.
Adversários diretos
O 'Maestro' minimizou a importância do fato