Notas sobre o pmbok v3
Para uma gerência eficaz de um projeto há 5 tipos de conhecimentos que são imprescindíveis, e os tais são chamados de áreas de especialização, que são conhecimentos específicos sobre algumas áreas importantes na gerencia de projetos. Não é necessário, além de ser pouco provável, que o conhecimento das 5 áreas seja detido por uma única pessoa, mas ele deve estar presente na equipe, ainda que em pessoas distintas.
As 5 áreas são Gerência de projeto, área de aplicação do projeto, ambiente do projeto, gerênciamento geral e habilidades interpessoais.
A área de especialização de gerência de projeto diz que para se gerenciar um projeto é necessário saber gerenciar projetos. Os conhecimentos desta área capacitam os que a dominam a gerenciar qualquer tipo de projeto, independente de sua área de aplicação (construção civil, desenvolvimento de software, projetos na área da saúde, etc.). O PMBOK trata deste conhecimento de forma profunda e detalhada.
A área de aplicação do projeto diz respeito aos assuntos abordados pelo projeto e cujos conhecimentos têm que estar presentes na equipe. Quando falamos de área de aplicação estamos nos referindo à(s) área(s) específica(s) abordadas pelo projeto. Podemos dizer a sentença anterior no plural pois um projeto pode abranger uma ou mais áreas de aplicação. Como exemplo, podemos considerar um projeto de desenvolvimento de um sistema que gerencia o quadro de funcionários de uma empresa pública em regime estatutário. Neste caso, de imediato, podemos listar 3 áreas de aplicação nas quais este projeto atua: área de desenv. de software(pois se trata de um desenvolvimento de sistema), área de recursos humanos(pois o sistema a ser implementado é de gerenciamento dos recursos humanos) e área de legislação, em especial a lei 8.112(por se tratar de gerenciamento de pessoal de um órgão que implementa o regime estatutário e, portanto, submete-se a esta lei).
A área de ambiente do projeto requer da equipe um