NOTAS DE AULAS ALVENARIA
NOTAS DE AULAS
TECNOLOGIA DAS
CONSTRUÇÕES
ALVENARIA
COLATINA-ES
2010
1. ALVENARIA
Tecnologia das Construções profª Alessandra Savazzini Reis e profª Georgia Serafim
1
1. INTRODUÇÃO
Alvenaria é a atividade construtiva iniciada após ou durante a execução dos elementos estruturais, com a finalidade de vedação e como elemento estrutural.
A alvenaria é constituída por blocos com dimensões padronizadas que são justapostas com ou sem elemento de ligação entre si.
As vedações verticais são o subsistema do edifício constituído pôr elementos que definem, compartimentam e limitam os espaços verticalmente, tendo como principais funções: proteger o homem e suas atividades contra a ação de agentes externos, criar ambientes com características e funções específicas e prover privacidade.
A alvenaria, representa em torno de 5 % do orçamento global da obra e costuma apresentar devido a pouca racionalidade do processo construtivo convencional, índices de perda elevados, que giram em torno de 20% de seu custo total, devido a diversos fatores, tais como:
- quebras no transporte e nas movimentações dentro do canteiro,
- embutimento de instalações,
- erros de execução,
- erros de contagem no recebimento dos elementos de vedação.
Breve Histórico:
Alvenaria de pedra, sem argamassa é a mais antiga. Hoje em dia não é usada, porém é a antecessora das alvenarias.
Quando as ferramentas existentes permitiram lavrar as pedras surgiu a cantaria, na qual as pedras eram assentadas umas sobre as outras e ligadas com argamassa de rejuntamento. O uso da alvenaria no Brasil data do início da nossa da colonização quando foram construídas várias fortalezas de “pedra e cal” ou de “pedra e barro”, como tinha sido determinado pelo Rei de Portugal (era a prática construtiva mais tradicional na época).
Foram usadas além das pedras locais, as pedras trazidas de Portugal.
2. CARACTERÍSTICAS DA ALVENARIA
A alvenaria apresenta massa muito grande, resistência à compressão grande