Notas da cultura da Macaúba
1.Adensamento
Recomenda-se um adensamento de 400 plantas por hectare. Esta recomendação é baseada no tamanho das folhas da macaúba, que ao serem plantadas não devem gerar sombreamento capaz de prejudicar o desenvolvimento dos frutos.
As macaúbas nativas são encontradas em diversos adensamentos, geralmente controlados pelo proprietário do terreno. Quando estes adensamentos naturais aumentam muito, a produtividade é muito reduzida, pois a competitividade por nutrientes é muito grande e a sua reposição é muito lenta. O distanciamento irregular entre as palmeiras também é um agravante para a sua baixa produtividade, pois neste caso há também a competição pela luminosidade.
O desafio é definir o adensamento adequado para adaptar o cultivo da macaúba a diversas condições regionais, como a adoção do cultivo consorciado como, por exemplo, o sistema agrosilvopastoril.
2.Clima
A macaúba é uma planta nativa do Brasil, encontrada em vários biomas com diversas condições edafoclimáticas. Porém encontra-se vegetada na maioria das vezes nas regiões de altitude entre 500 e 1000m com índices pluviométricos inferiores a 1500 mm e temperatura oscilando na faixa de 15-35oC.
3. Ciclo Reprodutivo
A macaúba inicia a sua produção entre 4 a 5 anos após o plantio e sua produtividade estende além dos 50 anos.
Nos projetos de plantios comerciais, estima-se um vida útil entre 20 a 30 anos. Depois deste período a cultura deverá ser renovada visando o plantio de espécies de palmeiras desenvolvidas mais produtivas e também devido ao tamanho atingido pela palmeira que dificultará a logística de colheita.
O período da safra da macaúba pode sofrer alterações devido a variação de clima em cada região, principalmente do período chuvoso. Na maior parte da região de Minas Gerais o período inicia em outubro e se estende até março. Porém o pico da safra ocorre nos meses de meados de novembro a meados de janeiro.
4.Produtividade
Conforme se observou em