nota parcial de geografia
Que doenças os portugueses trouxeram para os índios?
Uma epidemia de varíola ocorrida em 1563, na Bahia, matou cerca de 30 mil índios. Além da varíola, os portugueses trouxeram também a gripe e as doenças venéreas (DST).
(MATHEUS)
Ocorrendo em todas as partes do mundo, é causada pelo vírus Influenza: um RNA vírus da Família Orthomyxoviridae (uma expressão que tem origem nas palavras gregas orthos, ou posicionado na vertical, e myxo, ou muco), altamente contagioso e com grande capacidade de mutação. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. Os dois últimos acometem apenas a nossa espécie, sendo o do tipo C o mais brando e menos frequente. Já o Influenza A, é capaz de infectar diversas espécies animais, sendo também o responsável pelas epidemias e pandemias gripais.
Nos anos 60 do presente século, atribuiu-se este nome ao vírus da gripe devido à sua capacidade de ligação ao muco.
(MARINA)
Gripe e resfriado não são a mesma coisa. Ambas as doenças são de origem viral, transmitidas por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais contendo estes micro-organismos, e apresentam como sintomas: cansaço, indisposição, dores musculares, corrimento nasal e dor de garganta. Entretanto, quando o sujeito se encontra gripado, estes são mais intensos e incapacitantes, fazendo com que, muitas vezes, nem tenha condições de sair da cama. Febre alta, de surgimento repentino, também tende a fazer parte do quadro gripal. Estes sintomas surgem em até uma semana após a exposição ao vírus, e perduram por aproximadamente cinco dias.
(VALÉRIA)
Nos séculos XX e XXI ocorreram três pandemias: a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, causada pelo H1N1; a gripe asiática, 1957 – 1958, pelo H2N2; e a gripe A (anteriormente denominada gripe suína), em 2009, sendo o H1N1 responsável por ela.
Pandemias de gripe
Considera-se que há uma pandemia de gripe quando a doença surge numa determinada zona e se propaga globalmente (DIOGO)
*Gripe