Nota fiscal paulista
O presente artigo se baseia em estudo de caso, junto a 14 supermercados de pequeno porte localizados em São Paulo. O autor diz que a associação de pequenas empresas tem sido uma importante opção para enfrentar principalmente o aumento do índice de concentração de grandes redes de supermercados no Brasil. A implantação das grandes redes no mercado brasileiro teve diversas consequências, dentre elas, pode-se verificar que os investimentos estrangeiros em grandes volumes no Brasil fizeram com que o setor se tornasse cada vez mais concentrado e com maior poder de barganha, criando dificuldades para as pequenas empresas estabelecidas, assim como barreiras para os surgimentos de novos concorrentes. Com essa nova situação, os pequenos comerciantes e supermercadistas tiveram que buscar estratégias e recursos para sua sobrevivência e uma solução adotada foi associar-se em grupos, mantendo suas identidades societárias, porém ancoradas sob uma única marca de fantasia.
Para garantir a sobrevivência em um setor no qual a participação de mercado é dividida entre poucas empresas, é necessário desenvolver estratégias que criem vantagens competitivas sustentadas. As vantagens competitivas sustentadas podem ser entendidas como estratégia de valor desenvolvida pela empresa a qual não pode ser facilmente copiada pelos concorrentes e que gerem bons retornos financeiros durante um período de tempo razoavelmente longo.
Wright et al (2000) definem a aliança estratégica como parcerias realizadas para realização de um projeto específico, compartilhando benefícios, custos e riscos e comenta também que para que essa aliança