nota de leitura_ exposição

1214 palavras 5 páginas
História da Fotografia| 1º ciclo| 2014/2015

Comentário de Exposição: “Esta terra é a tua terra- os anos 90 em Portugal, na coleção dos encontros de fotografia”, curadoria de Sérgio Mah.
Está em exposição no Centro de artes visuais (CAV), localizada no pátio da Inquisição em Coimbra, que reúne uma série de trabalhos fotográficos realizados nos anos 90, com cerca de 15 fotógrafos.
Todas as fotos recolhidas surgiram de projetos encomenda desenvolvidos pelos “encontros de Coimbra”, que juntaram várias gerações de fotógrafos tanto estrangeiros como de origem nacional. Todos têm em comum procurar um olhar sobre os aspetos sociais e as transformações no território em Portugal na década de noventa.
Foram expostos 5 projetos a documentar as várias zonas do país fotografados por: António Júlio Duarte, Cristopher Bourguedieu, Cristina Garcia Rodero, Daniel Schwartz, Debbie Flemming Caffery, Duarte Belo, Frédéric Bellay, Gabriele Basilico, Hugues de Wurstemberger, John Davies, José Manuel Rodrigues, Larry Fink, Mark Klett, Nuno Cera, Paulo Nozolino. Esta exposição foi – lhe atribuído o nome de “esta terra é a tua terra”- Os anos 90 em Portugal, na coleção dos encontros de fotografia.

É inevitável não ter uma análise histórica de um período tão importante da história de Portugal. Foi um grande trabalho de equipa com fotógrafos muito diferentes. Houve um grande esforço por perceber o que estavam a fotografar (Portugal), incluindo as pessoas, as suas condições, paisagens, diferença entre uma cidade antiga e a sua renovação para algo novo. Nesta exposição predominam os pequenos formatos e a fotografia a preto e branco.
Falando organizadamente sobre a exposição o primeiro fotógrafo representado chamava-se Duarte Belo (Lisboa, 1968), licenciado em Arquitetura apresentou as suas fotos de 1997 por ocasião dos 700 anos do tratado de Alcanizes (tem o objetivo de fixar definitivamente as fronteiras entre os dois reinos). A partir da linha divisória que separa Portugal e

Relacionados

  • Filosofia Vol 1
    69417 palavras | 278 páginas