Nota aula 01 elementos do manejo florestal 1
CUSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: Elementos do Manejo Florestal
Prof.: Roberta Lacerda
NOTA DE AULA
1. Planejamento Florestal
Noções Gerais de Planejamento
A atividade do planejamento sempre foi vista como fundamental à administração das empresas. Os primeiros pensadores da administração já descreviam os processos administrativos composto das seguintes etapas: planejamento, comando, coordenação e controle. Com esta concepção do processo administrativo, a empresa era vista como uma máquina, em que o Gerente-de-Topo verificava seu desempenho, comparava-o ao planejado e tomava medidas para correção de rumos.
Definição de Planejamento
Com base nas reflexões sobre a natureza do planejamento, é possível apresentar uma definição ampla e geral, válida para qualquer tipo de planejamento:
“O Planejamento é um processo intuitivo ou estruturado que visa especular sobre o futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente” (Dorodame Leitão).
Para efeitos dos objetivos do manejo, contudo, faz-se necessário mais essa definição, a fim de podermos caracterizar o processo de planejamento estratégico de uma empresa florestal como atividade central da administração estratégica. Para tanto, é necessário introduzir na definição alguns conceitos como: processo ordenado e racional; atividade contínua e racional; otimização dos processos de produção; mudanças do meio ambiente externo; mitigação dos impactos na floresta.
Com isso, adotar a definição para o processo de Planejamento Estratégico Empresarial Florestal:
“Planejamento Estratégico Empresarial Florestal é uma atividade permanente e contínua, que é obtido por um processo sistematizado de tomada de decisões, com vista ao alcance dos objetivos que permitirão otimizar a produção atual e futura da empresa, a despeito de mudanças aleatórias ou organizadas no meio ambiente futuro”.
O Planejamento da Produção Florestal
O manejo florestal assegura o interesse do