Nosso Trabalho
Fabiola P. Couto
Gisele Gal Santinon
Isoldenir Carlene
Patrícia da Silva
Cirurgia de ponte de safena - Técnica, riscos e res ultados •
A ponte de safena é o nome comum, corriqueiro, dado à cirurgia de revascularização do miocárdio (CRVM) e é o padrão de referência para o tratamento defnitivo da doença coronariana. Com o chegada da angioplastia transumia percutânea (Angioplastia com Stent), a cirurgia cardíaca ( ponte de safena) perdeu terreno especialmente no tratamento das lesões coronarianas uni e biarteriais (de uma ou duas artérias), o que fez que os cirurgiões fossem em busca de novas técnicas cirúrgicas, com o objetivo de se obter, com menores incisões, resultados semelhantes à cirurgia convencional e uma melhor evolução pós-operatória, culminando na chamada cirurgia minimamente invasiva .
Quando um paciente apresenta muitas obstruções nas artérias coronárias, pode haver necessidade de realizar uma cirurgia de revascularização – a famosa ponte de safena. A ponte de safena (da veia safena) ou ponte de mamária (artéria mamária) nada mais é do que a colocação de uma veia ou artéria formando uma “ponte” por onde o sangue possa chegar ao coração sem passar pelo local onde há uma obstrução por uma placa aterosclerótica.
Há bem pouco tempo, se o paciente tivesse somente uma artéria obstruída, o paciente seria submetido a uma Ponte de Safena, mas hoje, essa prática não é mais comum, pois a Angioplastia costuma ser o procedimento de escolha, embora não seja obrigatório.
• O quê é Ponte de Safena?
A Ponte de Safena é um procedimento cirúrgico que é feito em pacientes cujo coração tenha obstruções graves nas artérias coronárias (artérias que irrigam o coração) – as famosas placas de gordura de colesterol. A cirurgia de revascularização miocárdica (“by pass”) é conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena, pois na maioria das vezes, o cirurgião utiliza a veia safena magna (uma veia da perna) é utilizada com enxerto (ponte ou conduto)