Nosso Lugar Na Natureza
Curso de Psicologia – 1º semestre 2012
Disciplina de Evolução Humana, Prof. Sabine Eggers
NOSSO LUGAR NA NATUREZA
Ana Beatriz França
Arthur Venturi Vasen
Caroline Ferreira Silva
Heitor Pestana
Jacqueline Ayana Yamada
Laura Azevedo
Luã Trivellato
Luiza Davini de Siqueira
Mariana Ortiz Kfouri
Pedro Teixeira Carvalho
Renata Zarenczansky
Tiliê Naomi Nunomura
São Paulo, 2012
Sumário
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo examinar a história evolucionária recente de uma espécie em particular: o Homo Sapiens. Tal estudo é importante pois elucida o contexto histórico das modificações e manutenções de diversas características durante o processo evolutivo que culmina no homem moderno. Além disso, a análise permitirá o entendimento do por quê do surgimento de determinadas características importantes da vida humana. Observar a evolução humana nos dá a chance de pensar de forma mais generalizada sobre como as espécies são classificadas, como elas se relacionam uma com as outras e como elas mudam.
Na primeira parte, revisamos questões gerais tais como a classificação dos seres vivos e como evidências são usadas para reconstruir relações entre eles. O tema também é abordado de um ponto de vista histórico.
Na segunda parte, colocamos o homem no contexto dos primatas (a ordem a qual pertencem) e damos uma visão generalizada do que é conhecido historicamente como “linhagem”, considerando a divisão dos nossos ancestrais com a dos chimpanzés.
Finalmente, na terceira parte, discutimos algumas das principais diferenças entre os humanos modernos e outros primatas ainda vivos.
1. Reconstruindo a árvore da vida
1.1 O conceito das espécies1
Em primeiro lugar, é preciso situar o contexto histórico do surgimento do conceito de espécies, já que a primeira maneira pela qual classificamos os seres vivos é de acordo com a espécie a que pertencem. Por sua vez, as espécies