nossas origens
1) R : Cerca de 6 milhões de anos atrás, a mudança do clima e da vegetação, se tornou mais árido, obrigando os hominídeos a mudar de estilo de vida. As florestas foram transformadas e isolando grupos de arvores. Fazendo os hominídeos atravessar a Savana para migrar de florestas em busca de habitar e alimento.
2) R: A sobrevivência dos filhotes era fundamental, para preservar a população e dependia do comportamento materno. As fêmeas- mães carregava os recém – nascidos e os filhotes mais crescidos os levando pela mão e o mais novo no colo. Fazendo assim o mais crescido se habituar à postura bípede. E já os doentes eram abandonados ao seu destino e que isto não era relevante para os fins evolutivos da população.
3) R: Os machos adultos, tinham por sua vez, a necessidade de usar o bipedismo com o objetivo de observar o terreno circunstante erguendo-se acima das plantas da savana, para avaliar a posição dos animais predadores e dos membros do próprio grupo, e para ficar com as mãos livres, podendo assim atirar pedras e construir ferramentas . Outra contribuição determinante foi oferecidas pelas fêmeas-mães que tinham que proteger seus filhotes .
4)R: O corpo mais parecido com o homem moderno, eram os Homo Erectus. Sua cintura e pernas eram mais longas, suas mãos ficavam livres, o movimento de rotação da cintura o permitia correr, já não tinham mais pelos que os permitia transpirar. Essas mudanças ocorreram para que ele tivesse maior velocidade para correr e fugir de seus predadores. Uma das principais mudanças aconteceu com o surgimento do homo habilis, modificando os dedos das mãos e polegares necessário para o uso de ferramentas , para facilitar nas caças.
5)R: As mudanças aconteceram nas ondulações dos pés e nosso ossos da coluna .
6)R:Ficar ereto, caminhar, usar as mãos para produzir ferramentas.