Nossa Senhora Czestochowa
Nossa Senhora Czestochowa
“Jasna Gora”
“A Padroeira da Polônia”
26 de Agosto
“Recomendo a nossa Pátria, toda Igreja e a mim mesmo a sua proteção maternal, totu tuus”! (João Paulo II – escreveu este bilhete à Jasna Gora 1 dia antes de morrer)
Jasna Gora em polonês significa: “Montanha de Luz” ou “Monteclaro”; e Czestochowa é o nome da cidade que ao longo dos séculos, cresceu e tornou-se um ponto de referência. Portanto Nossa Senhora de Czestochowa, ou Monte Claro é a mesma Rainha e Padroeira da Polônia.
Os Monges Paulinos construíram um Mosteiro no Monte Claro ou Montanha de Luz e foi para este mosteiro que foi doado o famoso quadro da Virgem Maria.
O quadro esta cercado de histórias e lendas, uma muito interessante nos diz que foi São Lucas Evangelista quem o pintou utilizando, inclusive, a madeira de uma pequena mesinha da casa de Nazaré.
Alguns historiadores chegam até afirmar que o quadro, depois de longas viagens foi entregue a Santa Helena, Mãe do Imperador Constantino e, no Palácio Imperial de Constantinopla, permaneceu até o ano de 431.
Porém o que se pode afirmar com certeza é que o quadro lembra alguns ícones Bizantinos do V século. A tradição nos diz também que o famoso quadro foi doado pelo Rei de Constantinopla ao Príncipe Russo Lew, que o levou para sua casa, e com sua família permaneceu até os ataques dos Tátaros.
Com a invasão e os ataques dos Tátaros o quadro foi levado para Polônia e lá permanece até os dias de hoje.
Segundo algumas fontes, o quadro foi doado ao Mosteiro dos Paulinos, de Montes Claros em 1382 e desde que lá chegou recebeu o título de “Porta dos Milagres”. Um grande número de Príncipes e também o povo simples começaram a peregrinas até o Santuário, em busca de milagres.
Quando contemplamos o quadro da Santíssima Virgem de Czestochowa percebemos que sobre o seu rosto encontram-se dois cortes que segundo a tradição, foram feitos pela espada do Chefe do Exército dos Hussistas (Sectários da Heresia de