Nossa Capital
Brasília
“Aquele que provém de terras brasileiras”
Terra de todo mundo, terra de ninguém.
Todos nós, temos um vínculo permanente com nossa Capital. Seja por necessidade, seja por obrigação. Melhor seria se por admiração.
Nós brasileiros cultivamos um sentimento de que Brasília é a terra da corrupção e de que daqui nada sai ou entra sem pagar pedágio. Sendo o centro nervoso das decisões políticas do nosso país, todos os pensamentos políticos e todas as decisões para melhor dividir o bolo da arrecadação, políticas públicas e as necessárias negociações e não negociatas em prol do povo passam pelas terras de Brasília, que etimologicamente significa “terra daqueles que provêm de terras brasileiras”. Ora, e não poderia ser diferente a ideia da concepção de Brasília é exatamente esta. Reunir o melhor dos brasileiros em um único lugar, para pensarmos e decidirmos o presente e futuro, respeitando o passado da nossa gente.
No dizer do político Dep. Federal Vitor Paulo, certa vez me orientando sobre trabalhos a serem realizados em nossa Capital, assim definiu homens e mulheres sérios que aqui se encontram para pensar o BRASIL.: “Lá em Brasília o mais bobo voa”.
Não poderíamos encontrar melhor e mais singela definição.
Ora, pense comigo, mas, pense limpo; por exemplo: os representantes dos Estados da Federação que aqui se encontram para pensar as politicas para nossa nação vão trazer o que há de melhor ou pior em termos técnicos para representar seu Estado na Capital Federal?
Conheça agora, um pouco da história da nossa Capital.
Voltando um pouco no tempo, Marquês de Pompal nos idos do século XVII idealizou a centralização da nossa Capital para melhor controlar o fluxo da mineração e da produção agrícola da então colônia Portuguesa o que à época não teve o apoio necessário para a sua concretização em face dos custos e também pela acomodação da Capital na cidade do Rio de Janeiro, que se encontrava banhado pelo oceano Atlântico,